Timidez sufoca

Não era garota mais requisitada do colégio. Não sabia dançar, não era atleta, não ousava nas roupas, tampouco tinha amigos revolucionários. Era apenas a nerd que puxava o saco dos professores – na verdade, admirava cada um deles. Nunca arrisquei um passo de dança, desengonçada que sou, acabaria me machucando. Nas aulas de educação física era a última a ser escolhida, mas não me importava, fazer parte de algum time já estava de bom tamanho – amava futebol.

Nos festivais culturais que aconteciam um pouco antes das férias, as meninas do oitavo ano arrebentavam na coreografia que mesclava Hip Hop e acrobacia. Dançavam com uma sensualidade ímpar – os meninos do ensino médio ficavam enlouquecidos. No final de cada apresentação eram ovacionadas com aplausos, assobios e cantadas idiotas carregadas de testosterona. Por mais invejada que a popularidade daquelas garotas fossem, não queria estar lá, não queria ser como elas. Holofotes não me iluminavam me cegavam.

O preço de pertencer ao grupo dos tímidos da escola é ter que lidar com a tiração de sarro dos menos empáticos – eu tinha que lidar. Sorrisos amarelos disfarçavam o ódio que sentia. Nunca rebatia   nenhuma ofensa, sempre engolia seco cada zoeira. Por fora a calmaria no meu semblante escondia a explosão que acontecia dentro de mim. Ser tímido é baixar o olhar, é morder os lábios de nervoso, é se martirizar o tempo todo pelo que não foi dito – comigo era assim.

Hoje, não sei por onde as meninas e os atletas andam. Mudei de cidade e consequentemente de escola. Cresci e aprendi a lidar com a dificuldade de olhar nos olhos alheios. Hoje, rebato ofensas com bom humor. Nada mais me sufoca. Claro que, isso não funciona com as paixões – essas ainda me deixam desconcertada.

Deixe um comentário

