Por que cê escreve, Rani?

Depois que criei o Disseram no Bar, a pergunta que mais respondo depois de ” Crédito ou débito, senhora?” é ” Por que cê escreve, Rani? “.  Bom, vamos lá! Senta aqui, levanta a mão e pede a boa. Chegou o grande dia. Vou revelar o real motivo do meu amor pela escrita.

Quando era mais nova tinha uma dificuldade absurda de expressar os meus sentimentos, fossem eles bons ou ruins. Tudo ficava preso, enjaulado.  Eu era uma bomba sentimental prestes a explodir, mas que nunca explodia.  Sentia e não falava. A Tristeza durava mais que uma semana. A raiva de tanto perdurar virava ira. As paixonites de infância viravam amor platônico. A saudade um buraco negro no meu coração.

Até que num desses projetos culturais bancados por grandes empresas eu entrei numa oficina de teatro. Numa das aulas o professor disse ” Gente, Cês precisam expressar o que sentem. Sentimento foi feito pra ser livre. Passarinho preso não canta.” Essa frase ficou me cutucando por dias. Eu precisava descobrir um jeito de libertar o passarinho que morava em mim.

No silêncio do meu quarto e longe de olhos curiosos eu comecei a escrever. Escrevi como tinha sido o meu dia e como eu estava me sentindo. Isso virou hábito. Sempre escrevia no mesmo horário. Escrevia sobre quão difícil era ver meus pais brigando. Escrevia sobre a paixão que sentia pelo cara mais gato da quinta série. Escrevia sobre o amor imensurável que a minha Vó sente por mim. Enfim, transcrevia os sentimentos para as linhas. Ajudava o passarinho a cantar, a ser livre. Desde então, ele voa cada vez mais alto.

Para mim, escrever é respirar. É levar leveza para os pulmões da alma e liberar o que aprisiona. O que provoca insegurança. Eu escrevo para ser e viver melhor. Eu escrevo para não morrer asfixiada.

2 comentários sobre “Por que cê escreve, Rani?

Deixe um comentário

