Saudades, Clarice! Saudades…

Hoje acordei com saudade. Pensei em ligar para Clarice e dizer que a sua ausência descompassa  meus dias. Dizer também que fiz tudo errado, que sou o cara mais torto desse mundo, mas que dessa vez seguirei os trilhos sem descarrilar.

Desde que ela se foi, o Portuga – dono do bar da esquina – tem sido meu fiel escudeiro. Entre uma dose de destilado e outra, conto a minha história de amor que teve um fim errado. Conto como a conheci – naquela balada indie na Rua Augusta onde ela dançava freneticamente sem se importar com o resto do mundo – de repente meu olhar se voltaram para ela. Foi amor a primeira pista. Conto da viagem para São Tomé das Letras e da cara emburrada dela só porque fui o caminho inteiro ouvindo Os Novos Baianos enquanto ela queria ouvir Foster and people. Conto das aulas de Yoga que ela me levava porque dizia que eu precisava controlar minha ansiedade. Conto tudo e o Portuga escuta disciplinado. Quando comenta, sempre pergunta a mesma coisa: ” Por que não vai atrás dela, Marcelo?”

– Ah, Portuga! Não posso mais fazer isso. Deveria ter ido atrás da Clarice naquela sexta em que ela bateu a porta jurando que não mais voltaria. Eu, que já estava acostumado com as voltas dela, fiquei esperando no sofá pela batida sútil na porta , típica de quem se arrependeu da merda que fez. Mas ela não voltou, Portuga! Fiquei no sofá por dias, semanas, meses…fiquei esperando o meu amor com um buquê de rosas e ensaiando versos bonitos que deveriam ser recitados no momento da reconciliação. Mas ela nunca mais voltou. O orgulho me deu uma rasteira, Portuga! Eu a perdi para o cara com pinta de intelectual que mora no bairro dela. Eu a vi partir e ao invés de segurá-la pelo o braço e pedir “fica, fica comigo!” Eu girei a maçaneta.

Deixe um comentário

